terça-feira, 21 de junho de 2016

Pontos de Temperatura


Os combustíveis são transformados pelo calor, e a partir desta transformação, é que
combinam com o oxigênio, resultando a combustão. Essa transformação desenvolve-se em temperaturas diferentes, à medida que o material vai sendo aquecido.Com o aquecimento, chega-se a uma temperatura em que o material começa a liberarvapores, que se incendeiam se houver uma fonte externa de calor. Neste ponto, chamadode "Ponto de Fulgor", as chamas não se mantêm, devido à pequena quantidade de vapores.Prosseguindo no aquecimento, atinge-se uma temperatura em que os gases desprendidos domaterial, ao entrarem em contato com uma fonte externa de calor, iniciam a combustão, econtinuam a queimar sem o auxílio daquela fonte. Esse ponto é chamado de “Ponto de Combustão”.Continuando o aquecimento, atinge-se um ponto no qual o combustível,exposto ao ar, entra em combustão sem que haja fonte externa de calor.
Esse ponto échamado de “Ponto de Ignição”.Os combustíveis são transformados pelo calor, e a partir desta transformação, é quecombinam com o oxigênio, resultando a combustão. Essa transformação desenvolve-se em temperaturas diferentes, à medida que o material vai sendo aquecido.Com o aquecimento, chega-se a uma temperatura em que o material começa a liberar vapores, que se incendeiam se houver uma fonte externa de calor. Neste ponto, chamado de "Ponto de Fulgor", as chamas não se mantêm, devido à pequena quantidade de vapores. Prosseguindo no aquecimento, atinge-se uma temperatura em que os gases desprendidos do material, ao entrarem em contato com uma fonte externa de calor, iniciam a combustão, e continuam a queimar sem o auxílio daquela fonte. Esse ponto é chamado de “Ponto de Combustão”. Continuando o aquecimento, atinge-se um ponto no qual o combustível,exposto ao ar, entra em combustão sem que haja fonte externa de calor. Esse ponto é chamado de “Ponto de Ignição”.
Combustível
É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão. É o elemento que serve de
campo de propagação ao fogo.Os combustíveis podem ser sólidos, líquidos ou gasosos, e a grande maioria precisa passarpelo estado gasoso para, então, combinar com o oxigênio. A velocidade da queima de umcombustível depende de sua capacidade de combinar com oxigênio sob a ação do calor eda sua fragmentação (área de contato com o oxigênio).
Combustíveis Sólidos
A maioria dos combustíveis sólidos transformam-se em vapores e, então, reagem com o
oxigênio. Outros sólidos (ferro, parafina, cobre, bronze) primeiro transformam-se em líquidos, e posteriormente em gases, para então se queimarem.Quanto maior a superfície exposta, mais rápido será o aquecimento do material e, conseqüentemente, o processo de combustão. Como exemplo: uma barra de aço exigirá muito calor para queimar, mas, se transformada em palha de aço, queimará com facilidade.Assim sendo, quanto maior a fragmentação do material, maior será a velocidade da combustão.
Combustíveis Líquidos
Os líquidos inflamáveis têm algumas propriedades físicas que dificultam a extinção do
calor, aumentando o perigo para os bombeiros.
Os líquidos assumem a forma do recipiente que os contem. Se derramados, os líquidos tomam a forma do piso, fluem e se acumulam nas partes mais baixas.
Tomando como base o peso da água, cujo litro pesa 1 quilograma, classificamos os demais líquidos como mais leves ou mais pesados. É importante notar que a maioria dos líquidos inflamáveis são mais leves que água e, portanto, flutuam sobre esta. Outra propriedade a ser considerada é a solubilidade do líquido, ou seja, sua capacidade de misturar-se à água. Os líquidos derivados do petróleo (conhecidos como hidrocarbonetos) têm pouca solubilidade, ao passo que líquidos como álcool, acetona (conhecidos como solventes polares) têm grande solubilidade, isto é, podem ser diluídos até um ponto em que
a mistura (solvente polar + água) não seja inflamável.A volatilidade, que é a facilidade com que os líquidos liberam vapores, também é de grande importância, porque quanto mais volátil for o líquido, maior a possibilidade de haver fogo, ou mesmo explosão. Chamamos de voláteis os líquidos que liberam vapores a temperaturas menores que 20º C.
Combustíveis Gasosos
Os gases não têm volume definido, tendendo, rapidamente, a ocupar todo o recipiente em que estão contidos.Se o peso do gás é menor que o do ar, o gás tende a subir e dissipar-se. Mas, se o peso do
gás é maior que o do ar, o gás permanece próximo ao solo e caminha na direção do vento,obedecendo os contornos do terreno.
Para o gás queimar, há necessidade de que esteja em uma mistura ideal com o ar atmosférico, e, portanto, se estiver numa concentração fora de determinados limites, não queimará. Cada gás, ou vapor, tem seus limites próprios. Por exemplo, se num ambiente há
menos de 1,4% ou mais de 7,6% de vapor de gasolina, não haverá combustão, pois a concentração de vapor de gasolina nesse local está fora do que se chama de mistura ideal,ou limites de inflamabilidade; isto é, ou a concentração deste vapor é inferior ou é superior aos limites de inflamabilidade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário